O que é Linguagem Literária?

O que é Linguagem Literária?

Se você ainda não tem uma compreensão clara do que Linguagem Literária significa, calma, não precisa se preocupar! Nós vamos desmistificar esse tema de forma simples e fácil de entender. Ao final da leitura, você será capaz de identificar as características e conceitos básicos da linguagem literária, e até mesmo se aventurar na escrita com mais propriedade. Então, vamos lá!

 

A linguagem literária apresenta muitas especificidades e está muito presente no cotidiano das pessoas. Entretanto, para uma melhor compreensão, é importante conhecer a diferença entre linguagem e linguagem literária.

 

 

O que é linguagem?

A linguagem é a expressão do pensamento através das palavras, imagens ou gestos. É qualquer maneira de expressar o que você sente e o que você pensa. É um conjunto de signos visuais ou fonéticos com os quais se estabelece a comunicação.

 

O que linguagem literária?

A linguagem literária caracteriza-se pelos múltiplos significados que uma palavra pode assumir em um texto, muitas vezes utilizada com um significado diferente daquele que lhe é comum. São exemplos dessa linguagem os romances, os contos, as crônicas e os poemas.

 

O que é literatura?

A literatura é uma arte que se dá através da linguagem verbal, ou seja, por meio das palavras. Entretanto, o uso dessas palavras não são prerrogativas apenas do escritor, já que serve como uma forma de expressão para todos os falantes da língua. Desse modo, a palavra é o conteúdo básico da literatura, pois ela é organizada para diversas finalidades, como, por exemplo, entreter, expor sentimentos ou até criar um mundo imaginário para mostrar os problemas sociais. A literatura é uma forma de arte que cria aspectos reais no mundo imaginário, por isso, ela explora as fontes da linguagem falada e consegue criar efeitos incríveis. O significado de um texto surge a partir do “diálogo” do leitor com o texto. Consequentemente, a interpretação do texto literário pode variar de leitor para leitor, porque depende da experiência de cada leitor e de sua formação cultural.

Características da linguagem literária

Linguagem Literária

 

– Predomínio da conotação:

É quando a linguagem possui um sentido figurado, isto é, uma linguagem cujas palavras assumem um novo significado em uma determinada situação e contexto de uso.

– Liberdade da linguagem:

A literatura é uma área onde a linguagem trabalha mais para criar efeitos estéticos. Portanto, há mais liberdade em relação às regras gramaticais e sintáticas. A linguagem literária pode ser escolhida livremente e pode criar sua própria composição. Ou seja, o autor de obras literárias busca locuções e fórmulas que lhe permitam expressar seus pensamentos e sentimentos de forma vívida.

 

Diferenças da linguagem literária e não literária

A linguagem literária tem uma função estética e destina-se ao entretenimento, à beleza e à arte. Por outro lado, a linguagem não literária tem uma função útil, cuja predominância é informar, convencer e explicar.

 

Gostaria de Conhecer nossa publicação sobre Os campos de Atuação da Língua Portuguesa? Clique Aqui

 

Podemos afirmar que a linguagem literária é um elemento fundamental para a compreensão e apreciação da literatura. Ela é caracterizada por diversos recursos linguísticos, como metáforas, comparações, rimas e outras figuras de linguagem que conferem à obra literária maior expressividade e beleza estética. Além disso, compreender o conceito de linguagem literária é importante para a interpretação e análise de textos, ajudando-nos a reconhecer as intenções do autor e as mensagens transmitidas pela obra. Esperamos que este artigo tenha contribuído para uma melhor compreensão das características e conceitos básicos sobre a linguagem literária, tornando-a mais acessível e fácil de entender. Gostaria de conhecer um site incrível com centenas de atividades que tem ajudado milhares de professores? É só clicar aqui: Tudo Sala de Aula

Compartilhar:

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pesquisar

Em destaque

  • All Post
  • Atividades
  • Recurso Pedagógico
  • Simulados
  • Simulados de Português para 1° ano do fundamental
  • Simulados de Português para 2° e 3° ano do fundamental
  • Simulados de Português para 4° e 5° ano
  • Simulados de Português para 6° e 7° ano
  • Simulados de Português para Ensino Médio
Edit Template

Sobre Nós

Fruto da experiência dos criadores do site Tudo Sala de Aula, oferecemos uma grande variedade de recursos para pais e professores, desde atividades e sequências didáticas até sugestões de aulas criativas e simulados.

Todos os Direitos Reservados a:

Educação Tudo Sala de Aula – LTDA

CNPJ: 43.911.949/0001-56

contato@tudoportugues.com