Gêneros Textuais Argumentativos

Gêneros Textuais Argumentativos

Os gêneros textuais argumentativos são formas de expressão escrita que visam persuadir e convencer o leitor por meio de argumentos sólidos e bem fundamentados. Eles são utilizados em diversos contextos, como, editorial, dissertação, crônica argumentativa, resenha crítica, debates, artigos de opinião, discursos políticos, carta de leitor, carta argumentativa, carta de solicitação, além da carta de reclamação, entre outros.

Esse gênero é uma ferramenta poderosa para expressar ideias de forma persuasiva e convincente. Ao utilizá-los, é importante lembrar que uma característica que diferencia cada um desses gêneros é o público-alvo, ou seja, para quem cada texto se destina e de que forma será transmitido.

Através desses gêneros, somos capazes de apresentar argumentos sólidos e embasados, capazes de influenciar e persuadir nosso público-alvo, além disso, a linguagem utilizada deve ser clara e objetiva, evitando ambiguidades e garantindo que nossas ideias sejam compreendidas da maneira correta, por isso é importante também utilizar exemplos e evidências que reforcem nossos argumentos, tornando-os mais convincentes e impactantes.

Exemplos de Gêneros Argumentativos

Nesta publicação, apresentamos 5 exemplos de gênero da tipologia argumentativa frequentemente utilizados em sala em aula. Eles nos permitem apresentar argumentos convincentes ao público de seu interesse, com o objetivo de persuadir e influenciar os leitores.

 

Abaixo segue alguns exemplos do Gênero Argumentativo

1. Editorial

 

É um termo que remete à essência do pensamento crítico e analítico de expressão jornalística, através do qual um veículo de comunicação tem a oportunidade de compartilhar sua perspectiva e opinião sobre um assunto de extrema importância.

 

Exemplo de EDITORIAL: O TEMPO

Apagão de serviços para o cidadão

Blecaute prejudica energia e transporte no país e expõe críticas ao poder público.

O apagão em 25 Estados e no Distrito Federal, na manhã de terça-feira (15), evidenciou uma fragilidade dos serviços públicos, e não apenas no setor de energia. Segundo o operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), houve uma interrupção de fornecimento de 16 mil MW de carga no Norte e Nordeste que afetou o sistema de transmissão com o Sudeste. O efeito em cadeia lembrou panes como a de 1999, que deixaram mais de 70 milhões de brasileiros sem luz devido a uma descarga elétrica em São Paulo.

[…]Seja na energia ou no transporte, seja no estatismo arraigado ou na falta de coordenação regional, o apagão evidenciou uma danosa realidade, que é a negligência das necessidades do cidadão em favor de interesses políticos. Fato que, se não for mudado, condenará a população a viver um contínuo blecaute de cidadania.

 

Fonte: https://www.otempo.com.br/opiniao/editorial/apagao-de-servicos-para-o-cidadao-1.3171410

Artigo de Opinião

 

O artigo de opinião é uma forma de expressão escrita que permite ao autor expor seu ponto de vista de maneira persuasiva e informativa. É um texto que utiliza a argumentação como principal recurso retórico, buscando convencer o leitor sobre determinado assunto. Normalmente, esses artigos são veiculados em meios de comunicação de grande alcance, como revistas, jornais, rádio ou televisão, abordando temas atuais e relevantes.

 

Exemplo – trecho de artigo de opinião sobre violência escrito por Macaé Evaristo

 

“A escola pública é uma política de promoção da cidadania de caráter universal, inclusivo. Isso implica uma educação provedora, acolhedora e, sobretudo, transformadora para que o exercício pleno dos deveres e direitos seja de fato uma conquista de todos.

Segundo a edição de 2016 do Mapa de Violência, jovens, no intervalo de 15 a 29 anos de idade, representaram quase 60% das vítimas de homicídios por arma de fogo no Brasil no período de 2003 a 2014, embora essa faixa etária representasse não mais do que 27% da população total. Também de acordo com o Mapa da Violência, a incidência de homicídios entre pretos e pardos é quase o triplo da verificada na população branca.

Os jovens negros também são os principais alvos da atividade policial e do encarceramento no Brasil. Estudo do governo federal e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com base em dados de 2012, revelou que 55% dos presos no país tinham menos de 29 anos de idade e que se encarcerava 1,5 vezes mais negros do que brancos…”

 

Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/artigo-de-opiniao

Dissertação

 

É um gênero textual versátil, ou seja, possui funções variadas que engloba diversos tipos de escrita, como conferências, manifestos, artigos científicos, editoriais e muito mais. Sua essência reside na habilidade de expor informações de forma clara e objetiva (dissertação expositiva) ou de persuadir através de argumentos sólidos (dissertação argumentativa).

 

Exemplo de texto Dissertativo-argumentativo – Enem 2018 (nota 1000)


[…] a princípio, o estabelecimento do comércio virtual e sua contribuição para a continuidade da problemática. Quanto a esse fator, é válido considerar a alta capacidade publicitária da web, bem como sua consolidação enquanto espaço mercantil – possibilitador de compra e venda de produtos. Sob esse aspecto, o célebre geógrafo, Milton Santos, afirma a existência de relação entre o desenvolvimento técnico-científico e as demandas da globalização, justificando, assim, a constante oferta de conteúdos culturais e comerciais que podem ser adquiridos pelos usuários, de modo a fortalecer o mercado mundial e o capitalismo.

Paralelo a isso, a imperícia social vinculada ao déficit em letramento digital fomenta a perpetuação do impasse. Nesse viés, as instituições educacionais ainda não são eficazes na educação tecnológica, por não contarem com estrutura profissional e material voltado ao tema. Ademais, a formação de indivíduos vulneráveis possibilita a ação do mecanismo que pode transformar comportamentos, tornando-os passíveis de alienação. Essa conjuntura contraria o Estado proposto pelo filósofo John Locke – assegurador de liberdade -, gerando falsa sensação de autonomia e expondo internautas a um ambiente não transparente, em que decisões são previamente programadas por outrem […]



Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/texto-dissertativo-argumentativo.htm

Resenha crítica


Tipo de texto que combina informação, descrição e opinião para analisar uma obra específica, como um livro, filme, exposição de arte ou apresentação teatral. O resenhista resume as ideias principais e expressa suas próprias apreciações, influenciando os leitores. Em suma, a resenha crítica tem como objetivo realizar uma interpretação da obra, compartilhando considerações pessoais sobre o assunto em questão.

Esse tipo de texto é amplamente utilizado no meio acadêmico, pois os pesquisadores o leem para obter uma compreensão mais aprofundada dos aspectos positivos e negativos, ampliar sua visão sobre o tema abordado e compreender a abordagem adotada pelo autor.

 

Exemplo de Resenha Crítica – TITANE (um thriller de suspense e horror sobre uma personagem (Alexia) que sofreu um acidente de carro na infância e precisou colocar uma placa de titânio na cabeça).


[…] Walter Benjamin, em seus estudos sobre a arte na contemporaneidade, adiantou que uma arte que apenas representa coisas (principalmente o belo, de Platão) não se enquadra mais no conceito de arte. Para o filósofo, a arte, hoje, precisa incomodar o seu espectador. Titane é a arte contemporânea nos moldes atribuídos por Benjamin.

Tudo incomoda na obra de Julia Ducournau, seja as cenas de violência com ares de Tarantino ou o humor aparentemente desconexo da personagem em suas repentinas ofensivas no início da obra. Por falar na personagem, é nela que reside o maior estranhamento e incômodo. Alexia gera náusea e angústia naqueles que a assistem. A diretora expõe o lado mais podre da condição humana e, ainda assim, demonstra que é possível transformar violência em amor.

Observação: A estrutura da resenha acima refere-se aos últimos parágrafos que correspondem a uma análise crítica do autor, que emite sua opinião sobre o filme e utiliza argumentos (a tese de Benjamin sobre a arte x a tese de Platão) para evidenciar algumas qualidades da obra cinematográfica. Assim, o exemplo acima pode ser classificado como uma resenha crítica.


Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/resenha.htm

Carta de solicitação

É um tipo de texto expositivo que requer direcionamento específico, assim como outros tipos de correspondência (carta). Sua estrutura segue a mesma linha dos demais exemplos desse gênero textual, incluindo cabeçalho, vocativo, introdução, desenvolvimento, conclusão, despedida e assinatura.

No entanto, difere dos outros gêneros, como carta aberta, carta pessoal, carta do leitor, etc. Seu objetivo principal, como o próprio nome sugere, é fazer um pedido ao destinatário. Portanto, é fundamental que a carta seja direcionada a uma autoridade competente para tratar da questão apresentada, como um parlamentar, prefeito de um determinado município ou até mesmo outra autoridade com cargos de caráter específico.

 

Exemplo de uma Carta de Solicitação.

Gêneros Textuais Argumentativos

Venha conhecer nosso Artigo sobre Gêneros Textuais Narrativos. Clique Aqui

 

Gostaria de conhecer uma Atividade sobre Artigo de Opinião? Clique Aqui

Compartilhar:

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pesquisar

Em destaque

  • All Post
  • Atividades
  • Recurso Pedagógico
  • Simulados
  • Simulados de Português para 1° ano do fundamental
  • Simulados de Português para 2° e 3° ano do fundamental
  • Simulados de Português para 4° e 5° ano
  • Simulados de Português para 6° e 7° ano
  • Simulados de Português para Ensino Médio
Edit Template

Sobre Nós

Fruto da experiência dos criadores do site Tudo Sala de Aula, oferecemos uma grande variedade de recursos para pais e professores, desde atividades e sequências didáticas até sugestões de aulas criativas e simulados.

Todos os Direitos Reservados a:

Educação Tudo Sala de Aula – LTDA

CNPJ: 43.911.949/0001-56

contato@tudoportugues.com