Quais são os campos de atuação da Língua Portuguesa?

Quais são os campos de atuação da Língua Portuguesa?

Campos de Atuação da Língua Portuguesa

A BNCC foi instituída em 2017 e passou a ser obrigatória em todas as escolas públicas e particulares do país a partir de 2020. Ela é um documento normativo que estabelece as diretrizes, objetivos de aprendizagem e competências essenciais que todos os estudantes brasileiros devem adquirir em cada etapa da Educação Básica, que engloba a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

No componente de Língua Portuguesa, a BNCC apresenta os objetos do conhecimento através dos Campos de Atuação, manifestados através das práticas de linguagem. Essas práticas se referem às atividades que envolvem o uso da linguagem em situações comunicativas diversas e abrangem todas as formas de comunicação, como a oralidade, a escrita, a leitura, a interpretação de textos e a produção de discursos, entre outras.

 

Campos de atuação da Língua Portuguesa

Os campos de atuação são:

  • Campo Jornalístico/midiático;
  • Campo de atuação na vida pública;
  • Campo das práticas de estudo e pesquisa;
  • Campo artístico-literário;
  • Campo da vida pessoal (Ensino Médio).

 

Os campos de atuação na língua portuguesa se referem aos diferentes contextos em que a língua é utilizada e aos objetivos que se busca alcançar por meio da sua utilização. A partir desses campos, é possível identificar as habilidades e competências que os estudantes devem desenvolver para se tornarem proficientes na língua portuguesa e poderem atuar de forma efetiva nos diversos domínios da vida pessoal, acadêmica e profissional.

 

Campo Jornalístico/midiático

Os gêneros do campo jornalístico midiático são aqueles que se destinam à circulação de informações e notícias nos meios de comunicação de massa, tais como jornais, revistas, rádio, televisão e internet. Alguns exemplos de gêneros do campo jornalístico midiático são: notícia, reportagem, entrevista, editorial, coluna, álbum noticioso, carta de leitor, fotorreportagem, foto-denúncia, artigo de opinião, resenha crítica, crônica, comentário, debate, vlog noticioso, vlog cultural, meme, charge, charge digital, anúncio publicitário, propaganda, jingle, spot, dentre outros.

 

Campo de atuação da vida pública

Os gêneros do campo de atuação da vida pública são aqueles que têm como objetivo comunicar, informar ou persuadir o público em geral ou em específico sobre assuntos de interesse público e político. Esses gêneros são importantes para a formação de uma sociedade democrática, em que a participação cidadã é valorizada e incentivada. Alguns exemplos de gêneros desse campo são discussão oral, debate, palestra, apresentação oral, artigo de opinião, cartaz, spot, propaganda (de campanhas variadas, nesse campo inclusive de campanhas políticas), regimento, projeto cultural, carta aberta, carta de solicitação, carta de reclamação, abaixo-assinado, petição on-line, requerimento, turno de fala em assembleia, tomada de turno em reuniões, edital, proposta, ata, parecer, enquete, relatório, dentre outros.

 

Campo das práticas de estudo e pesquisa

Os gêneros do campo das práticas de estudo e pesquisa são aqueles que visam a comunicação e a produção de conhecimento a partir de processos de investigação e reflexão. Esse campo é muito importante para a formação crítica e científica dos estudantes, desenvolvendo habilidades como a pesquisa, a análise e a argumentação. Alguns exemplos de gêneros desse campo são: apresentação oral, palestra, mesa-redonda, debate, artigo de divulgação científica, artigo científico, artigo de opinião, ensaio, reportagem de divulgação científica, texto didático, infográfico, esquemas, relatório, relato (multimidiático) de campo, documentário, cartografia animada, podcasts e vídeos diversos de divulgação científica.

 

Campo artístico-literário

Os gêneros do campo artístico-literário são aqueles que têm como objetivo a expressão artística e literária, utilizando a linguagem como meio de criação e comunicação. Esse campo envolve gêneros literários como poesia, prosa, conto, crônica, fábula, lenda, romance, assim como gêneros artísticos como pintura, escultura, fotografia, teatro, cinema, música, dança, entre outros.

 

Campo da vida pessoal

O campo da vida pessoal abrange uma série de gêneros textuais que são utilizados no cotidiano das pessoas, nas suas relações interpessoais, no seu lazer e nas suas atividades pessoais. Alguns exemplos de gêneros do campo da vida pessoal são: apresentações pessoais, relatos autobiográficos, mapas (e outras formas de registro) comentados e dinâmicos, almanaques, playlists comentadas de produções culturais diversas, fanzines, e-zines.

Compartilhar:

Comente o que achou:

Respostas de 4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pesquisar

Em destaque

  • All Post
  • Atividades
  • Recurso Pedagógico
  • Simulados
  • Simulados de Português para 1° ano do fundamental
  • Simulados de Português para 2° e 3° ano do fundamental
  • Simulados de Português para 4° e 5° ano
  • Simulados de Português para 6° e 7° ano
  • Simulados de Português para Ensino Médio
Edit Template

Sobre Nós

Fruto da experiência dos criadores do site Tudo Sala de Aula, oferecemos uma grande variedade de recursos para pais e professores, desde atividades e sequências didáticas até sugestões de aulas criativas e simulados.

Todos os Direitos Reservados a:

Educação Tudo Sala de Aula – LTDA

CNPJ: 43.911.949/0001-56

contato@tudoportugues.com