Se você ainda não tem uma compreensão clara do que Linguagem Literária significa, calma, não precisa se preocupar! Nós vamos desmistificar esse tema de forma simples e fácil de entender. Ao final da leitura, você será capaz de identificar as características e conceitos básicos da linguagem literária, e até mesmo se aventurar na escrita com mais propriedade. Então, vamos lá!
A linguagem literária apresenta muitas especificidades e está muito presente no cotidiano das pessoas. Entretanto, para uma melhor compreensão, é importante conhecer a diferença entre linguagem e linguagem literária.
O que é linguagem?
A linguagem é a expressão do pensamento através das palavras, imagens ou gestos. É qualquer maneira de expressar o que você sente e o que você pensa. É um conjunto de signos visuais ou fonéticos com os quais se estabelece a comunicação.
O que linguagem literária?
A linguagem literária caracteriza-se pelos múltiplos significados que uma palavra pode assumir em um texto, muitas vezes utilizada com um significado diferente daquele que lhe é comum. São exemplos dessa linguagem os romances, os contos, as crônicas e os poemas.
O que é literatura?
A literatura é uma arte que se dá através da linguagem verbal, ou seja, por meio das palavras. Entretanto, o uso dessas palavras não são prerrogativas apenas do escritor, já que serve como uma forma de expressão para todos os falantes da língua. Desse modo, a palavra é o conteúdo básico da literatura, pois ela é organizada para diversas finalidades, como, por exemplo, entreter, expor sentimentos ou até criar um mundo imaginário para mostrar os problemas sociais. A literatura é uma forma de arte que cria aspectos reais no mundo imaginário, por isso, ela explora as fontes da linguagem falada e consegue criar efeitos incríveis. O significado de um texto surge a partir do “diálogo” do leitor com o texto. Consequentemente, a interpretação do texto literário pode variar de leitor para leitor, porque depende da experiência de cada leitor e de sua formação cultural.
Características da linguagem literária
– Predomínio da conotação:
É quando a linguagem possui um sentido figurado, isto é, uma linguagem cujas palavras assumem um novo significado em uma determinada situação e contexto de uso.
– Liberdade da linguagem:
A literatura é uma área onde a linguagem trabalha mais para criar efeitos estéticos. Portanto, há mais liberdade em relação às regras gramaticais e sintáticas. A linguagem literária pode ser escolhida livremente e pode criar sua própria composição. Ou seja, o autor de obras literárias busca locuções e fórmulas que lhe permitam expressar seus pensamentos e sentimentos de forma vívida.
Diferenças da linguagem literária e não literária
A linguagem literária tem uma função estética e destina-se ao entretenimento, à beleza e à arte. Por outro lado, a linguagem não literária tem uma função útil, cuja predominância é informar, convencer e explicar.
Gostaria de Conhecer nossa publicação sobre Os campos de Atuação da Língua Portuguesa? Clique Aqui
Podemos afirmar que a linguagem literária é um elemento fundamental para a compreensão e apreciação da literatura. Ela é caracterizada por diversos recursos linguísticos, como metáforas, comparações, rimas e outras figuras de linguagem que conferem à obra literária maior expressividade e beleza estética. Além disso, compreender o conceito de linguagem literária é importante para a interpretação e análise de textos, ajudando-nos a reconhecer as intenções do autor e as mensagens transmitidas pela obra. Esperamos que este artigo tenha contribuído para uma melhor compreensão das características e conceitos básicos sobre a linguagem literária, tornando-a mais acessível e fácil de entender. Gostaria de conhecer um site incrível com centenas de atividades que tem ajudado milhares de professores? É só clicar aqui: Tudo Sala de Aula