Os gĂȘneros textuais argumentativos sĂŁo formas de expressĂŁo escrita que visam persuadir e convencer o leitor por meio de argumentos sĂłlidos e bem fundamentados. Eles sĂŁo utilizados em diversos contextos, como, editorial, dissertação, crĂŽnica argumentativa, resenha crĂtica, debates, artigos de opiniĂŁo, discursos polĂticos, carta de leitor, carta argumentativa, carta de solicitação, alĂ©m da carta de reclamação, entre outros.
Esse gĂȘnero Ă© uma ferramenta poderosa para expressar ideias de forma persuasiva e convincente. Ao utilizĂĄ-los, Ă© importante lembrar que uma caracterĂstica que diferencia cada um desses gĂȘneros Ă© o pĂșblico-alvo, ou seja, para quem cada texto se destina e de que forma serĂĄ transmitido.
AtravĂ©s desses gĂȘneros, somos capazes de apresentar argumentos sĂłlidos e embasados, capazes de influenciar e persuadir nosso pĂșblico-alvo, alĂ©m disso, a linguagem utilizada deve ser clara e objetiva, evitando ambiguidades e garantindo que nossas ideias sejam compreendidas da maneira correta, por isso Ă© importante tambĂ©m utilizar exemplos e evidĂȘncias que reforcem nossos argumentos, tornando-os mais convincentes e impactantes.
Exemplos de GĂȘneros Argumentativos
Nesta publicação, apresentamos 5 exemplos de gĂȘnero da tipologia argumentativa frequentemente utilizados em sala em aula. Eles nos permitem apresentar argumentos convincentes ao pĂșblico de seu interesse, com o objetivo de persuadir e influenciar os leitores.
Â
Abaixo segue alguns exemplos do GĂȘnero Argumentativo
1. Editorial
Â
Ă um termo que remete Ă essĂȘncia do pensamento crĂtico e analĂtico de expressĂŁo jornalĂstica, atravĂ©s do qual um veĂculo de comunicação tem a oportunidade de compartilhar sua perspectiva e opiniĂŁo sobre um assunto de extrema importĂąncia.
Â
Exemplo de EDITORIAL: O TEMPO
Apagão de serviços para o cidadão
Blecaute prejudica energia e transporte no paĂs e expĂ”e crĂticas ao poder pĂșblico.
O apagĂŁo em 25 Estados e no Distrito Federal, na manhĂŁ de terça-feira (15), evidenciou uma fragilidade dos serviços pĂșblicos, e nĂŁo apenas no setor de energia. Segundo o operador Nacional do Sistema ElĂ©trico (ONS), houve uma interrupção de fornecimento de 16 mil MW de carga no Norte e Nordeste que afetou o sistema de transmissĂŁo com o Sudeste. O efeito em cadeia lembrou panes como a de 1999, que deixaram mais de 70 milhĂ”es de brasileiros sem luz devido a uma descarga elĂ©trica em SĂŁo Paulo.
[…]Seja na energia ou no transporte, seja no estatismo arraigado ou na falta de coordenação regional, o apagĂŁo evidenciou uma danosa realidade, que Ă© a negligĂȘncia das necessidades do cidadĂŁo em favor de interesses polĂticos. Fato que, se nĂŁo for mudado, condenarĂĄ a população a viver um contĂnuo blecaute de cidadania.
Â
Fonte: https://www.otempo.com.br/opiniao/editorial/apagao-de-servicos-para-o-cidadao-1.3171410
Artigo de OpiniĂŁo
Â
O artigo de opinião é uma forma de expressão escrita que permite ao autor expor seu ponto de vista de maneira persuasiva e informativa. à um texto que utiliza a argumentação como principal recurso retórico, buscando convencer o leitor sobre determinado assunto. Normalmente, esses artigos são veiculados em meios de comunicação de grande alcance, como revistas, jornais, rådio ou televisão, abordando temas atuais e relevantes.
Â
Exemplo – trecho de artigo de opiniĂŁo sobre violĂȘncia escrito por MacaĂ© Evaristo
Â
âA escola pĂșblica Ă© uma polĂtica de promoção da cidadania de carĂĄter universal, inclusivo. Isso implica uma educação provedora, acolhedora e, sobretudo, transformadora para que o exercĂcio pleno dos deveres e direitos seja de fato uma conquista de todos.
Segundo a edição de 2016 do Mapa de ViolĂȘncia, jovens, no intervalo de 15 a 29 anos de idade, representaram quase 60% das vĂtimas de homicĂdios por arma de fogo no Brasil no perĂodo de 2003 a 2014, embora essa faixa etĂĄria representasse nĂŁo mais do que 27% da população total. TambĂ©m de acordo com o Mapa da ViolĂȘncia, a incidĂȘncia de homicĂdios entre pretos e pardos Ă© quase o triplo da verificada na população branca.
Os jovens negros tambĂ©m sĂŁo os principais alvos da atividade policial e do encarceramento no Brasil. Estudo do governo federal e do Programa das NaçÔes Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com base em dados de 2012, revelou que 55% dos presos no paĂs tinham menos de 29 anos de idade e que se encarcerava 1,5 vezes mais negros do que brancos…â
Â
Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/artigo-de-opiniao
Dissertação
Â
Ă um gĂȘnero textual versĂĄtil, ou seja, possui funçÔes variadas que engloba diversos tipos de escrita, como conferĂȘncias, manifestos, artigos cientĂficos, editoriais e muito mais. Sua essĂȘncia reside na habilidade de expor informaçÔes de forma clara e objetiva (dissertação expositiva) ou de persuadir atravĂ©s de argumentos sĂłlidos (dissertação argumentativa).
Â
Exemplo de texto Dissertativo-argumentativo – Enem 2018 (nota 1000)
[…] a princĂpio, o estabelecimento do comĂ©rcio virtual e sua contribuição para a continuidade da problemĂĄtica. Quanto a esse fator, Ă© vĂĄlido considerar a alta capacidade publicitĂĄria da web, bem como sua consolidação enquanto espaço mercantil – possibilitador de compra e venda de produtos. Sob esse aspecto, o cĂ©lebre geĂłgrafo, Milton Santos, afirma a existĂȘncia de relação entre o desenvolvimento tĂ©cnico-cientĂfico e as demandas da globalização, justificando, assim, a constante oferta de conteĂșdos culturais e comerciais que podem ser adquiridos pelos usuĂĄrios, de modo a fortalecer o mercado mundial e o capitalismo.
Paralelo a isso, a imperĂcia social vinculada ao dĂ©ficit em letramento digital fomenta a perpetuação do impasse. Nesse viĂ©s, as instituiçÔes educacionais ainda nĂŁo sĂŁo eficazes na educação tecnolĂłgica, por nĂŁo contarem com estrutura profissional e material voltado ao tema. Ademais, a formação de indivĂduos vulnerĂĄveis possibilita a ação do mecanismo que pode transformar comportamentos, tornando-os passĂveis de alienação. Essa conjuntura contraria o Estado proposto pelo filĂłsofo John Locke – assegurador de liberdade -, gerando falsa sensação de autonomia e expondo internautas a um ambiente nĂŁo transparente, em que decisĂ”es sĂŁo previamente programadas por outrem […]
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/texto-dissertativo-argumentativo.htm
Resenha crĂtica
Tipo de texto que combina informação, descrição e opiniĂŁo para analisar uma obra especĂfica, como um livro, filme, exposição de arte ou apresentação teatral. O resenhista resume as ideias principais e expressa suas prĂłprias apreciaçÔes, influenciando os leitores. Em suma, a resenha crĂtica tem como objetivo realizar uma interpretação da obra, compartilhando consideraçÔes pessoais sobre o assunto em questĂŁo.
Esse tipo de texto Ă© amplamente utilizado no meio acadĂȘmico, pois os pesquisadores o leem para obter uma compreensĂŁo mais aprofundada dos aspectos positivos e negativos, ampliar sua visĂŁo sobre o tema abordado e compreender a abordagem adotada pelo autor.
Â
Exemplo de Resenha CrĂtica – TITANE (um thriller de suspense e horror sobre uma personagem (Alexia) que sofreu um acidente de carro na infĂąncia e precisou colocar uma placa de titĂąnio na cabeça).
[…] Walter Benjamin, em seus estudos sobre a arte na contemporaneidade, adiantou que uma arte que apenas representa coisas (principalmente o belo, de PlatĂŁo) nĂŁo se enquadra mais no conceito de arte. Para o filĂłsofo, a arte, hoje, precisa incomodar o seu espectador. Titane Ă© a arte contemporĂąnea nos moldes atribuĂdos por Benjamin.
Tudo incomoda na obra de Julia Ducournau, seja as cenas de violĂȘncia com ares de Tarantino ou o humor aparentemente desconexo da personagem em suas repentinas ofensivas no inĂcio da obra. Por falar na personagem, Ă© nela que reside o maior estranhamento e incĂŽmodo. Alexia gera nĂĄusea e angĂșstia naqueles que a assistem. A diretora expĂ”e o lado mais podre da condição humana e, ainda assim, demonstra que Ă© possĂvel transformar violĂȘncia em amor.
Observação: A estrutura da resenha acima refere-se aos Ășltimos parĂĄgrafos que correspondem a uma anĂĄlise crĂtica do autor, que emite sua opiniĂŁo sobre o filme e utiliza argumentos (a tese de Benjamin sobre a arte x a tese de PlatĂŁo) para evidenciar algumas qualidades da obra cinematogrĂĄfica. Assim, o exemplo acima pode ser classificado como uma resenha crĂtica.
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/resenha.htm
Carta de solicitação
Ă um tipo de texto expositivo que requer direcionamento especĂfico, assim como outros tipos de correspondĂȘncia (carta). Sua estrutura segue a mesma linha dos demais exemplos desse gĂȘnero textual, incluindo cabeçalho, vocativo, introdução, desenvolvimento, conclusĂŁo, despedida e assinatura.
No entanto, difere dos outros gĂȘneros, como carta aberta, carta pessoal, carta do leitor, etc. Seu objetivo principal, como o prĂłprio nome sugere, Ă© fazer um pedido ao destinatĂĄrio. Portanto, Ă© fundamental que a carta seja direcionada a uma autoridade competente para tratar da questĂŁo apresentada, como um parlamentar, prefeito de um determinado municĂpio ou atĂ© mesmo outra autoridade com cargos de carĂĄter especĂfico.
Â