GĂȘneros Textuais Argumentativos

Os gĂȘneros textuais argumentativos sĂŁo formas de expressĂŁo escrita que visam persuadir e convencer o leitor por meio de argumentos sĂłlidos e bem fundamentados. Eles sĂŁo utilizados em diversos contextos, como, editorial, dissertação, crĂŽnica argumentativa, resenha crĂ­tica, debates, artigos de opiniĂŁo, discursos polĂ­ticos, carta de leitor, carta argumentativa, carta de solicitação, alĂ©m da carta de reclamação, entre outros.

Esse gĂȘnero Ă© uma ferramenta poderosa para expressar ideias de forma persuasiva e convincente. Ao utilizĂĄ-los, Ă© importante lembrar que uma caracterĂ­stica que diferencia cada um desses gĂȘneros Ă© o pĂșblico-alvo, ou seja, para quem cada texto se destina e de que forma serĂĄ transmitido.

AtravĂ©s desses gĂȘneros, somos capazes de apresentar argumentos sĂłlidos e embasados, capazes de influenciar e persuadir nosso pĂșblico-alvo, alĂ©m disso, a linguagem utilizada deve ser clara e objetiva, evitando ambiguidades e garantindo que nossas ideias sejam compreendidas da maneira correta, por isso Ă© importante tambĂ©m utilizar exemplos e evidĂȘncias que reforcem nossos argumentos, tornando-os mais convincentes e impactantes.

Exemplos de GĂȘneros Argumentativos

Nesta publicação, apresentamos 5 exemplos de gĂȘnero da tipologia argumentativa frequentemente utilizados em sala em aula. Eles nos permitem apresentar argumentos convincentes ao pĂșblico de seu interesse, com o objetivo de persuadir e influenciar os leitores.

 

Abaixo segue alguns exemplos do GĂȘnero Argumentativo

1. Editorial

 

É um termo que remete Ă  essĂȘncia do pensamento crĂ­tico e analĂ­tico de expressĂŁo jornalĂ­stica, atravĂ©s do qual um veĂ­culo de comunicação tem a oportunidade de compartilhar sua perspectiva e opiniĂŁo sobre um assunto de extrema importĂąncia.

 

Exemplo de EDITORIAL: O TEMPO

Apagão de serviços para o cidadão

Blecaute prejudica energia e transporte no paĂ­s e expĂ”e crĂ­ticas ao poder pĂșblico.

O apagĂŁo em 25 Estados e no Distrito Federal, na manhĂŁ de terça-feira (15), evidenciou uma fragilidade dos serviços pĂșblicos, e nĂŁo apenas no setor de energia. Segundo o operador Nacional do Sistema ElĂ©trico (ONS), houve uma interrupção de fornecimento de 16 mil MW de carga no Norte e Nordeste que afetou o sistema de transmissĂŁo com o Sudeste. O efeito em cadeia lembrou panes como a de 1999, que deixaram mais de 70 milhĂ”es de brasileiros sem luz devido a uma descarga elĂ©trica em SĂŁo Paulo.

[…]Seja na energia ou no transporte, seja no estatismo arraigado ou na falta de coordenação regional, o apagĂŁo evidenciou uma danosa realidade, que Ă© a negligĂȘncia das necessidades do cidadĂŁo em favor de interesses polĂ­ticos. Fato que, se nĂŁo for mudado, condenarĂĄ a população a viver um contĂ­nuo blecaute de cidadania.

 

Fonte: https://www.otempo.com.br/opiniao/editorial/apagao-de-servicos-para-o-cidadao-1.3171410

Artigo de OpiniĂŁo

 

O artigo de opiniĂŁo Ă© uma forma de expressĂŁo escrita que permite ao autor expor seu ponto de vista de maneira persuasiva e informativa. É um texto que utiliza a argumentação como principal recurso retĂłrico, buscando convencer o leitor sobre determinado assunto. Normalmente, esses artigos sĂŁo veiculados em meios de comunicação de grande alcance, como revistas, jornais, rĂĄdio ou televisĂŁo, abordando temas atuais e relevantes.

 

Exemplo – trecho de artigo de opiniĂŁo sobre violĂȘncia escrito por MacaĂ© Evaristo

 

“A escola pĂșblica Ă© uma polĂ­tica de promoção da cidadania de carĂĄter universal, inclusivo. Isso implica uma educação provedora, acolhedora e, sobretudo, transformadora para que o exercĂ­cio pleno dos deveres e direitos seja de fato uma conquista de todos.

Segundo a edição de 2016 do Mapa de ViolĂȘncia, jovens, no intervalo de 15 a 29 anos de idade, representaram quase 60% das vĂ­timas de homicĂ­dios por arma de fogo no Brasil no perĂ­odo de 2003 a 2014, embora essa faixa etĂĄria representasse nĂŁo mais do que 27% da população total. TambĂ©m de acordo com o Mapa da ViolĂȘncia, a incidĂȘncia de homicĂ­dios entre pretos e pardos Ă© quase o triplo da verificada na população branca.

Os jovens negros tambĂ©m sĂŁo os principais alvos da atividade policial e do encarceramento no Brasil. Estudo do governo federal e do Programa das NaçÔes Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com base em dados de 2012, revelou que 55% dos presos no paĂ­s tinham menos de 29 anos de idade e que se encarcerava 1,5 vezes mais negros do que brancos…”

 

Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/artigo-de-opiniao

Dissertação

 

É um gĂȘnero textual versĂĄtil, ou seja, possui funçÔes variadas que engloba diversos tipos de escrita, como conferĂȘncias, manifestos, artigos cientĂ­ficos, editoriais e muito mais. Sua essĂȘncia reside na habilidade de expor informaçÔes de forma clara e objetiva (dissertação expositiva) ou de persuadir atravĂ©s de argumentos sĂłlidos (dissertação argumentativa).

 

Exemplo de texto Dissertativo-argumentativo – Enem 2018 (nota 1000)


[…] a princĂ­pio, o estabelecimento do comĂ©rcio virtual e sua contribuição para a continuidade da problemĂĄtica. Quanto a esse fator, Ă© vĂĄlido considerar a alta capacidade publicitĂĄria da web, bem como sua consolidação enquanto espaço mercantil – possibilitador de compra e venda de produtos. Sob esse aspecto, o cĂ©lebre geĂłgrafo, Milton Santos, afirma a existĂȘncia de relação entre o desenvolvimento tĂ©cnico-cientĂ­fico e as demandas da globalização, justificando, assim, a constante oferta de conteĂșdos culturais e comerciais que podem ser adquiridos pelos usuĂĄrios, de modo a fortalecer o mercado mundial e o capitalismo.

Paralelo a isso, a imperĂ­cia social vinculada ao dĂ©ficit em letramento digital fomenta a perpetuação do impasse. Nesse viĂ©s, as instituiçÔes educacionais ainda nĂŁo sĂŁo eficazes na educação tecnolĂłgica, por nĂŁo contarem com estrutura profissional e material voltado ao tema. Ademais, a formação de indivĂ­duos vulnerĂĄveis possibilita a ação do mecanismo que pode transformar comportamentos, tornando-os passĂ­veis de alienação. Essa conjuntura contraria o Estado proposto pelo filĂłsofo John Locke – assegurador de liberdade -, gerando falsa sensação de autonomia e expondo internautas a um ambiente nĂŁo transparente, em que decisĂ”es sĂŁo previamente programadas por outrem […]



Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/texto-dissertativo-argumentativo.htm

Resenha crĂ­tica


Tipo de texto que combina informação, descrição e opinião para analisar uma obra específica, como um livro, filme, exposição de arte ou apresentação teatral. O resenhista resume as ideias principais e expressa suas próprias apreciaçÔes, influenciando os leitores. Em suma, a resenha crítica tem como objetivo realizar uma interpretação da obra, compartilhando consideraçÔes pessoais sobre o assunto em questão.

Esse tipo de texto Ă© amplamente utilizado no meio acadĂȘmico, pois os pesquisadores o leem para obter uma compreensĂŁo mais aprofundada dos aspectos positivos e negativos, ampliar sua visĂŁo sobre o tema abordado e compreender a abordagem adotada pelo autor.

 

Exemplo de Resenha CrĂ­tica – TITANE (um thriller de suspense e horror sobre uma personagem (Alexia) que sofreu um acidente de carro na infĂąncia e precisou colocar uma placa de titĂąnio na cabeça).


[…] Walter Benjamin, em seus estudos sobre a arte na contemporaneidade, adiantou que uma arte que apenas representa coisas (principalmente o belo, de PlatĂŁo) nĂŁo se enquadra mais no conceito de arte. Para o filĂłsofo, a arte, hoje, precisa incomodar o seu espectador. Titane Ă© a arte contemporĂąnea nos moldes atribuĂ­dos por Benjamin.

Tudo incomoda na obra de Julia Ducournau, seja as cenas de violĂȘncia com ares de Tarantino ou o humor aparentemente desconexo da personagem em suas repentinas ofensivas no inĂ­cio da obra. Por falar na personagem, Ă© nela que reside o maior estranhamento e incĂŽmodo. Alexia gera nĂĄusea e angĂșstia naqueles que a assistem. A diretora expĂ”e o lado mais podre da condição humana e, ainda assim, demonstra que Ă© possĂ­vel transformar violĂȘncia em amor.

Observação: A estrutura da resenha acima refere-se aos Ășltimos parĂĄgrafos que correspondem a uma anĂĄlise crĂ­tica do autor, que emite sua opiniĂŁo sobre o filme e utiliza argumentos (a tese de Benjamin sobre a arte x a tese de PlatĂŁo) para evidenciar algumas qualidades da obra cinematogrĂĄfica. Assim, o exemplo acima pode ser classificado como uma resenha crĂ­tica.


Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/resenha.htm

Carta de solicitação

É um tipo de texto expositivo que requer direcionamento especĂ­fico, assim como outros tipos de correspondĂȘncia (carta). Sua estrutura segue a mesma linha dos demais exemplos desse gĂȘnero textual, incluindo cabeçalho, vocativo, introdução, desenvolvimento, conclusĂŁo, despedida e assinatura.

No entanto, difere dos outros gĂȘneros, como carta aberta, carta pessoal, carta do leitor, etc. Seu objetivo principal, como o prĂłprio nome sugere, Ă© fazer um pedido ao destinatĂĄrio. Portanto, Ă© fundamental que a carta seja direcionada a uma autoridade competente para tratar da questĂŁo apresentada, como um parlamentar, prefeito de um determinado municĂ­pio ou atĂ© mesmo outra autoridade com cargos de carĂĄter especĂ­fico.

 

Exemplo de uma Carta de Solicitação.

GĂȘneros Textuais Argumentativos

Venha conhecer nosso Artigo sobre GĂȘneros Textuais Narrativos. Clique Aqui

 

Gostaria de conhecer uma Atividade sobre Artigo de OpiniĂŁo? Clique Aqui

Compartilhe este Material:

inscreva-se

Ao pressionar o botĂŁo Inscrever-se, vocĂȘ confirma que leu nossa PolĂ­tica de Privacidade.

Deixe um comentĂĄrio

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *